sexta-feira, março 20, 2009

A malta quer é festas!...

De 16 a 22 de Março, Santarém veste as cores da campina para comemorar as Festas do Município, em torno das datas da Reconquista Cristã de Santarém – 15 de Março e 19 de Março - Feriado Municipal, que comemora o Dia de S. José, Santo Patrono dos Artífices. A autarquia apresenta um vasto programa com diferentes iniciativas, repleto de tradições e inovações, que vão ter lugar, na sua grande maioria, no Campo Infante da Câmara.

Celebrações dos 862 anos da “Última Reconquista Cristã de Santarém por D. Afonso Henriques” marcam o dia 16
No dia 16, teve lugar, no Miradouro de S. Bento, a Celebração dos 862 anos da “Última Reconquista Cristã de Santarém por D. Afonso Henriques”, numa iniciativa que juntou mais de 800 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Cidade e do Concelho, no âmbito do Projecto Educativo “D. Afonso Henriques – Última Reconquista Cristã de Santarém”, actividade que visa a recriação da tomada de Santarém aos Mouros por D. Afonso Henriques (a 15 de Março de 1147), através de representações da época, combates, feira medieval, cenas da vida quotidiana, jogos tradicionais e brincadeiras diversas, que oferecem um espaço de recriação e representação de uma época histórica.

O último dia das Festas de S. José tem início às 09h30, com um Passeio de BTT, com concentração junto ao Instituto Português da Juventude. A partir das 10h00, os mais novos podem participar numa manhã infantil, em que participam os grupos de teatro Cena Aberta e Veto Teatro Oficina com palhaços e pinturas faciais. Às 13h30, a animação está a cargo dos Alminhas Danadas. Às 15h00, o palco Continente recebe uma Tarde Ribatejana com os ranchos folclóricos do Concelho. Às 16h00, tem lugar a inauguração oficial da temporada 2009 na Monumental Celestino Graça, com preços a partir dos 5 euros. Esta magnífica Corrida de Toiros, conta com 3 dinastias em competição: Manuel Lupi, João Tellles JR. E Salgueiro da Costa, abrilhantada pelos 2 grupos de Forcados Amadores de Santarém e Alcochete e que conta com 6 imponentes toiros da ganadaria Pinto Barreiros. Às 19h00, assista às danças de salão, pela Academia de Danças Scalabis, no palco Continente.

A organização oferece ainda mercados tradicionais nos dias 19 e 21, bem como espaço de diversão para crianças e jovens com insufláveis, mini pista de gelo, palhaços, teatro e tiro com arco, todos os dias.
As Festas de S. José colocam à disposição de todos os visitantes, tasquinhas com comida tradicional e bares, Feira de Artesanato, Baptismos a cavalo e passeios de charrete.
Nos dias 18, 19, 20 e 21, o recinto das Festas encerra às 03h00 e no último dia às 22h30.
No âmbito das Festas de S. José, tem lugar, no dia 22, às 21h30, no palco do Teatro Sá da Bandeira, o espectáculo “Do Olival à Adiafa, pelo Rancho Folclórico do Bairro de Santarém.


Hoje há Camané, amanhã há jantar, Mafalda Veiga e bubadeira com os amigos :P

1 comentário:

Daniel disse...

sempre na galderice e na má vida! devias ter vergonha =)