segunda-feira, março 30, 2009

Espíritos atormentados...

2 génios nascidos no mesmo dia, com 107 anos de diferença...

Francisco José de Goya y Lucientes (Fuendetodos, Saragoça, 30 de março de 1746 — Bordéus, França, 15 de abril de 1828), pintor espanhol, representativo das épocas Romântica e Neoclássica. Conhecido como "Goya, o Turbulento" e considerado às vezes como "o Shakespeare do pincel", as suas produções artísticas incluem uma ampla variedade representativa de retratos, paisagens, cenas mitológicas, tragédia, comédia, sátira, farça, homens, deuses e demónios, feiticeiros, e um pouco do obceno.

"O sonho da razão produz monstros."
Na imagem, Saturno devorando a un hijo


Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de Março de 1853 — Auvers-sur-Oise, 29 de Julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista neerlandês, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.
Sua vida foi marcada por fracassos: falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contactos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, suicidando-se.
A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas telas em Paris, a 17 de Março de 1901. Somente após a sua morte sua obra foi amplamente reconhecida.
A influência de Van Gogh no expressionismo, fauvismo e abstraccionismo foi notória e pode ser reconhecida em variadas frentes da arte do século XX. Van Gogh é considerado pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas. (Na imagem, um dos meus quadros preferidos... Starry night)

Van Gogh, na voz de Cat Stevens...

1 comentário:

Anónimo disse...

Ó meus amigozzz…

Goya?! Vós haveiszzz dito Van Gogh? Francamente… não havia nechexidade… Bem xei que ele não é perfeito, maszzz… Bom, deixai-vozzz de disparates académicozzz, e carregai lá o vosso fardo de Media Interactivos … Ide! Continua a dar-nos cultura....Os teus leitores gostam...Mas onde se inspira esta rapariga???? Um verdadeiro poço de surpresas....