quarta-feira, março 18, 2009

50 anos... ou não?!...




Irene Cara, nome artístico de Irene Escalera, (Nova Iorque, 18 de Março de 1959) é uma cantora, compositora e atriz americana. Vencedora de dois Óscares de melhor canção, além de diversos outros prémios, incluindo o Grammy e o Globo de Ouro, por duas vezes.

O pai de Irene, Gaspar Escalera (falecido em 1994) era afro-porto riquenho. Sua mãe, Louise Escalera, é de descendência francesa e cubana. Tem duas irmãs e dois irmãos. Casou-se no dia 13 de abril de 1986 com Conrad Earl Palmisano, diretor de cinema, durante as gravações do filme Busted Up (Combate a Punhos Nus), em Palos Verdes, na California. O divórcio aconteceu em 1991.

O filme Fame, de 1980, fez com que Irene se tornasse conhecida em todo o mundo. Como Coco Hernandez ela cantou os dois maiores hits do filme, que estouraram nos tops naquele início dos anos 80: a canção título Fame, que ficou em primeiro lugar da Billboard por várias semanas, e a canção Out Here On My Own, que chegou ao Top #10 dos tops americanos em 1981. Irene teve a oportunidade de ser uma das pouquíssimas cantoras até hoje a cantar mais de uma canção durante a cerimônia dos Óscares. Fame, composta por Michael Gore e Dean Pitchford, levou uma estatueta nesse mesmo ano.
Também o filme garantiu a Irene algumas nomeações aos Grammys, em 1980, para actriz revelação e melhor artista pop, assim como uma nomeação ao Globo de Ouro como melhor actriz de cinema em musical. A Billboard Magazine nomeou Irene como nova artista top, enquanto a Cashbox Magazine a premiou em duas categorias: vocalista mais promissora e vocalista top.


O mais engraçado desta biografia (que podem ficar a conhecer na íntegra no Wikipédia... é só fazerem como eu!) tem a ver com a data de nascimento desta senhora...
A idade de Irene foi assunto para controvérsia durante vários anos. Muitos listavam seu ano de nascimento como 1954, 1959 ou 1964. Em julho de 2004, a imprensa associada reinvindicou ter encontrado seu registro de eleitor na Flórida, onde vive. No entanto, Irene nunca votou ou registou-se na Flórida. Também nunca havia assumido publicamente a idade quando, em meados de 2006, divulgou através do site oficial ter comemorado os seus 42 anos, numa cidade do Brasil. No entanto, para ter 42 anos ela deveria ter nascido em 1964, mesmo ano em que gravou o seu primeiro disco. :P


Momentos Karaoke :)))

What a feeling...


Fame... Quem é que não se lembra desta cena?...



Xiii... eu era tão pequenina!...

Sem comentários: