sexta-feira, maio 08, 2009

Reentrée do Campo Pequeno... à grande e à franc... perdão, à espanhola!

Perante casa cheia estreou-se a noite passada a temporada lisboeta 2009.
Perante um curro de Passanha que cumpriu mas não transmitiu, lidaram: Pablo Hermoso de Mendonza (2 voltas e 2 voltas), colocando o público lisboeta em euforia; António Telles (volta e volta) o clássico dos clássicos esteve em bom plano, apesar da aparatosa colhida nos instantes iniciais da primeira lide; e Vitor Ribeiro ( volta e silêncio), que não teve tanta sorte com o lote que lhe calhou.
Pegaram os forcados de Lisboa e Coruche, que tiveram uma noite tranquila.


in Sol e Sombra
foto by João Silva


Noite agradável na capital... os 4 convivas chegam à praça do Campo Pequeno meia hora antes de abrir a função. Recepção por centena, centena e meia de protestantes, enjaulados, barulhentos e desagradáveis até à 5ªcasa... do outro lado, livres como autênticos "toiros de lide", os aficcionados (cerca de 6mil!!!!!) passeavam à vontade nas redondezas da catedral, como se estivessem no campo... no mesmo campo onde reinam durante 4 anos os animais que os outros julgam precisar de defesa! Enfim... entramos na praça e rapidamente esquecemos os incómodos ;)

5 minutos antes da hora marcada (ou isso, ou o meu relógio precisa de pilha!) ouvem-se os primeiros acordes, protagonizados pela Banca do Samouco... começam as cortesias! Victor Ribeiro a marcar pela mísero gosto na escolha das cores para a nova casaca, que apesar de tudo lhe assentava muito bem, mérito seja dado ao alfaiate Manuel Marques (Biscainho).
Momentos de pânico no redondel mal se abre a porta dos sustos. O Passanha a fazer uma pega de caras ao cavalo Paim... Maestro no chão!... Refeito do aperto, o nosso António voltou com mais ganas de o comer que sei lá o quê!... E assim o fez... cada curto melhor que o outro, a entrar de frente, pela cara do toiro (como manda a regra) e a cravar de alto a baixo, ao estribo! E venham-me lá dizer agora que este não é o melhor cavaleiro da tradição nacional?!...
Depois, o fenómeno... recebido em ambiente de euforia (ARRIBA PABLOOOOOO!), não defraudou e fez o seu toureio, com câmbios e a ladear... como convinha aos toiros que a ganadaria Passanha apresentou nesta noite, em Lisboa. 2 voltas a pedido do público!... mais merecidas neste do que no 2ºtoiro, mas pronto...
E pachorra para aturar o Vitor Ribeiro depois?!... "Deus t'a livre!" Lá veio e lá fez o que sabe, que a mais não é obrigado... deu a sensação de andar um bocadinho descalço, oxalá seja só uma má fase!
A 2ªparte, para mim, já não teve tanta história... valeu pelos demais momentos de euforia do público, perante o espanhol e pouco mais... MATALOOOO PABLOOOO!!! (os desgraçados hoje nem devem piar...)
As pegas de Lisboa e Coruche aconteceram sem problemas de maior... o grande "quipróquó" deu-se quando o forcado António Macedo deu volta à praça depois de ter estado fora da cara do toiro, sendo que assim a pega não deveria ter sido considerada consumada. Mas pronto... se o cabo não o mandou tar quieto, quem sou eu?!

O melhor da noite foi mesmo a companhia... nada como ir ver toiros com verdadeiros aficionados! Só dispensava os atrasados que estavam nas nossas costas, que pareciam ser todos "Extravaganza", já que passaram a bela da corrida quase toda ao telemóvel, a dar instruções de como é que os empregados deviam servir a sopa e o camandro... "é pá vida e é pá morte, tamos a ódios!"



A foto da noite foi tirada por Sua Alteza Real, o filho do Rei de Espanha... lololol... Quim Zé Salvador, que deve ter cumprimentado todo o Sector 3... mais uns quantos que encontrou nos corredores da praça!... Pati "Letizia" Isabel, "Infanta Helena" Cabacita e o papá Manel... elenco de luxo na reabertura do Campo Pequeno!!!

E oléééé!!!

Sem comentários: