quinta-feira, maio 14, 2009

Mais uma peregrinação...


Centenas de peregrinos despediram-se esta quarta-feira da Virgem Maria, no Santuário de Fátima, numa cerimónia do dia 13 de Maio marcada, sobretudo, pela emoção.


Na celebração, presidida pelo representante máximo da Cáritas Internacional, a crise foi um dos temas presentes. Em tempos particularmente difíceis, o cardeal D. Óscar Maradiaga falou da importância do exemplo de Mãe de Deus para os fiéis e na actualidade da mensagem de Fátima como apoio para todos os cristãos nas adversidades do quotidiano e na superação das dificuldades que se colocam à sociedade.
O arcebispo de Tegucigalpa alertou que o Mundo «se encontra submerso em profundas crises de fé, de ética, de humanidade e parece ter perdido a orientação moral». «Já não sabe onde está a fronteira entre o bem e o mal. Pode ser que tenha uma próspera bolsa de valores, mas sem valores», continuou. «A crise financeira que estamos a viver é simplesmente um sinal disto», acrescentou o cardeal.

Já na terça-feira à noite, a multidão encheu de luz o santuário da Cova da Iria, numa procissão de velas muito emotiva e carregada de Fé. A luz de milhares de velas iluminou as preces de peregrinos de todo o mundo, de todas as idades.

A peregrinação de 13 de Maio ao Santuário de Fátima celebra os 92 anos da primeira aparição aos videntes Francisco, Jacinta e Lúcia, em 1917.
Sinal dos tempos, as celebrações deste ano têm segurança reforçada com câmaras de vigilância. Há também a distribuição de panfletos informativos sobre a gripe A, já que são milhares as pessoas concentradas no mesmo local, muitas deles, vindas do estrangeiro.
A fé é que não parece ser afectada pelo passar dos tempos. Muitos foram os peregrinos que enfrentaram o cansaço e mesmo o perigo e caminharam centenas de quilómetros para chegar a Fátima. No recinto, são muitos também os que continuam a dar a volta ao santuário de joelhos como sinal de fé.

Abraço forte à mamã e à madrinha que, pela 6ªvez consecutiva, se fizeram ao caminho... esforço, reconciliação, força para continuar a viver...

Sem comentários: