quarta-feira, abril 01, 2009

Só para contrariar, vou dizer verdades...


Origens: No distante ano de 1564 Charles IX, rei de França, decidiu adoptar o calendário Gregoriano. Até aí, o início do ano era comemorado na semana entre 25 de Março e 1 de Abril, coincidindo com o equinócio de Primavera.
Com a adopção do novo calendário o ano passou a iniciar-se a 1 de Janeiro, o que constituiu uma verdadeira revolução para aquela época. Muita gente, por ignorância e conservadorismo recusou-se a acreditar nesta alteração. Os adeptos do novo calendário passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas imagnárias, brincadeiras essas que ficaram conhecidas como plaisanteries. Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".
A brincadeira pegou e, gradualmente, acabou por se espalhar pela Europa e pelo mundo, nomeadamente com o auxílio da comunicação social que, habitualmente neste dia não resiste, no meio de outras notícias, a inventar um ou dois disparates, geralmente bem-humorados e que nos fazem rir.
Nós próprios acabamos por colaborar já que temos, muitas vezes o hábito de também pregar pequenas partidas que vão desde pequenas mentiras a outras malandrices como colocar sal no açucareiro, trocar objectos do lugar, colar mensagens nas costas das pessoas, inventar histórias e por aí adiante... Obviamente que o objectivo não é enganar ninguém. Pelo contrário, o objectivo destas pequenas e inofensivas partidas é fazer com que todos se riam, nomeadamente as vítimas das partidas.

Superstições: Tradicionalmente, supõe-se que as partidas terminem à meia-noite. Muitos acreditam que as mentiras inventadas posteriormente trazem má sorte ao criador. Além disto, aqueles que não conseguem aceitar as brincadeiras, ou tirar proveito delas dentro do espírito da tolerância e do divertimento devem também sofrer com a má sorte. Também se diz que aquele que for enganado por uma bonita menina será recompensado com o casamento, ou pelo menos a amizade dela.
Outro mito ou superstição diz que o casamento no Dia das Mentiras não é uma boa ideia e que um homem que se casa nessa data, será para sempre controlado pela esposa.



“No dia 1 de Abril vai o tolo onde não há-de ir”.


Algumas das maires partidas jornalísticas dos últimos tempos... cortesia do Jornal de Notícias...
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Media/Interior.aspx?content_id=1187059

1 comentário:

Marta disse...

Se calhar, esta ultima parte, é verdade!!

Não sei se a minha mãe controla assim tanto o meu pai!! ;) Pois, fizeram ontem 27 aninhos de casados!!

Viva o dia 1, por diversos motivos!

Beijo*Saudade