quarta-feira, abril 08, 2009

Brel & Pontes

Hoje apetece-me falar de música e de músicos...

8 de Abril marca o aniversário de dois músicos diferentes em quase tudo, iguais na vontade de elevar o som à categoria máxima de composição musical.



No ano da graça de 1929...
Jacques Brel

«A sanduiche que comi na carruagem de 3ª classe que me levou a Paris tinha um sabor único: estava perfumada pela aventura, a esperança, a felicidade.» Jacques Brel



Ne me quitte pas...

Moi je t'offrirai
Des perles du pluie
Venues de pays
Ou il ne pleut pas
Je creuserai la terre
Jusqu'apres ma mort
Pour couvrir ton corps
D'or et de lumiere
Je ferai un domaine
Où l'amour sera roi
Où l'amour sera loi
Où tu seras reine
Ne me quitte pas





40 anos mais tarde, em 1969...
Dulce Pontes

"Trabalhar" com o som é uma dádiva de Deus e uma enorme responsabilidade. O principal objectivo da arte é emocionar, dignificar o ser humano, aproximá-lo do divino, por isso o artista procura a perfeição. Sem verdade não existe arte, sem humildade não existe verdadeira expressão emotiva. A voz é talvez o instrumento mais delicado pois uma vez que está incorporado, é capaz de revelar as mais ínfimas e subtis expressões da alma. Tudo aquilo que vivemos fica a fazer parte de nós; como se fôssemos um livro em parte já escrito e em grande parte ainda por escrever, o enorme leque de acontecimentos, conhecimentos e emoções que se desenrolam ao longo da nossa vida, acabam sempre por se manifestar. A vida é o principal veículo da interpretação. Desta forma é importante dizer que antes da arte está a vida e a forma de estar nela. As duas são um espelho uma da outra: como o poeta Vinicius nos diz"...põe um pouco de amor na sua vida, como no seu samba!"
in http://dulcepontes.net/

Fado Português... (só porque já estamos todos fartos da Lusitana Paixão... e porque agora não posso ouvir a Lágrima tão cedo...)

Sem comentários: