terça-feira, novembro 11, 2008

Castanhas e vinho... viva São Martinho!

São Martinho é, na tradição popular, o Santo amigo dos bons bebedores. Para além de estar ligado às castanhas, ao vinho e ao bom tempo fora de época, o santo simboliza também os actos de grande generosidade.

Lendas de São Martinho
O soldado Martinho e o seu manto

De acordo com a lenda num certo dia frio e chuvoso de Outono, em Amiens, França, o soldado Martinho percorria a cavalo um determinado caminho. Numa das voltas do trajecto dá com um mendigo a pedir. Apiedando-se do homem, Martinho não tendo mais nada que oferecer pega na sua espada e corta em dois o seu manto, estendendo uma das metades ao pobre, para que se protegesse do frio. Quase de imediato, cessou a chuva, começando a brilhar o Sol e ficando um inexplicável clima de Verão. Este acto de solidariedade, bem como a morte de Martinho ocorreram no mês das brumas (Novembro), período anual do vinho novo e das castanhas, ao qual ficou para sempre associado.

Agora, especialmente para as moças...
Santa Bebiana
Em determinadas localidades portuguesas o dia 12 Novembro chegou a ser dedicado às mulheres dadas à “pinga”. Na Beira Baixa, as mulheres bêbedas tinham a sua padroeira: Santa Bebiana. Aí, os festejos ocorriam a 2 de Dezembro e a lenda, sem fundamento, rezava o seguinte: Bebiana, ou Viviana, nasceu em Roma e sofreu o martírio em 363, por ordem de Juliano, o Apóstata. Que se saiba, a sua vida decorreu à margem do vinho, mas, segundo a tradição, é padroeira dos bebedores e epilépticos.


Santa Bebiana, São Martinho... o que interessa é que haja castanhas e vinho ;)

Sem comentários: