quarta-feira, novembro 05, 2008

A assistir a mais um marco na História...

5 de Novembro de 2008, 04h15 (hora de Lisboa) - os Estados Unidos da América elegem Barack Obama o primeiro presidente negro, 145 anos após abolição da escravatura...

Washington, 05 Nov - O democrata Barack Obama entrou hoje para a história ao vencer as eleições e tornar-se no primeiro negro a alcançar o cargo de Presidente dos Estados Unidos da América. O senador do Ilinois chega aos 47 anos à chefia da maior economia do mundo, após uma campanha eleitoral onde era considerado o grande favorito para vencer nos Estados ganhos pelo democrata John Kerry em 2004.
Os democratas alargaram ainda as suas maiorias tanto no Senado como na Câmara dos Representantes.
Um número recorde de eleitores compareceu nas urnas, apesar da chuva e das longas filas de espera, numa eleição dominada pelo que pode ser a pior crise económica dos últimos 80 anos e quando o país ainda trava duas guerras, no Afeganistão e no Iraque.
O senador do Illinois toma posse a 20 de Janeiro como Presidente dos EUA, 145 anos depois de Abraham Lincoln abolir a escravatura.

Barack Obama ganhou notoriedade política há quatro anos quando realizou o discurso de abertura da convenção nacional democrata, quando John Kerry concorria à presidência. Entre as principais promessas do novo Presidente dos EUA estão a retirada das tropas norte-americanas do Iraque nos próximos 16 meses, o início do diálogo com o conjunto de países que George W. Bush apelidou de "eixo do mal", as reformas do sistema de saúde norte-americano e o apoio aos mais desfavorecidos nas suas políticas fiscais.

Fonte: Lusa


Hoje, como sempre, faz sentido lembrar...

1 comentário:

bernardo soares disse...

tinha de ganhar senao a economia afundava completamente, nunca mais te vi pá :P