terça-feira, setembro 30, 2008

5ªfeira é noite de Campo Pequeno...

Para esta semana está marcado o encerramento da temporada do Campo Pequeno. Acontecerá na quinta-feira, como é tradição, às 22h. A Corrida dos Triunfadores será este ano uma corrida mais completa, com a praça a vestir-se a preceito para uma Corrida de Gala à Antiga Portuguesa.


Actuam os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, António Maria Brito Paes, Marcos Bastinhas e o praticante Francisco Palha. Para as pegas os grupos de forcados amadores de Lisboa e de Vila Fraca de Xira, capitaneados respectivamente por José Luís Gomes e Vasco Dotti. Serão lidados toiros das ganadarias de Herdeiros de Conde de Cabral, Rio Frio, Ortigão Costa, Passanha, Luís Rocha e Pégoras.

A corrida será antecedida do cortejo histórico evocativo das touradas reais do século XVIII, com a intervenção do neto, dos pajens do neto, dos pajens dos cavaleiros, charameleiros, timbaleiro, porta-estandartes, coches com a respectiva tripulação (cocheiros, sotas e moços de tábua) e a mula das farpas, conduzida pelos moços de forcado, estando a praça de toiros devidamente engalanada.

Para quem não sabe ou não conhece, deixo um vídeo de um cortejo semelhante, realizado na Corrida dos 50 anos da RTP, no Campo Pequeno também. Os comentários feitos por Maurício do Vale e Francisco Morgado são uma mais valia para percebermos todo o significado histórico por detrás desta manifestação de cultura, que a meu ver tem mesmo que ser preservada!



E quinta lá vou eu para o Campo Pequeno, com passagem pelo "Trindade" para um jantar que se espera mais que animado!... ou não fosse a companhia do melhor que pode haver ;)

1 comentário:

Anónimo disse...

E nessa quinta lá estivémos. O jantar nem foi tão animado assim, mas não deixou de ser um bom momento de convivio. Penso que é de repetir e, é bom referir, apenas 20€ jantar e corrida. Não deve estar ao alcance de todos.