segunda-feira, junho 16, 2008

Fados e Fadistas VIII...

Bem, este vale mesmo a pena... Mãe Pata não passes só por aqui, deixa-te de esquisitices e vê o vídeo mesmo!...




"O projecto «Encores Fado» nasce do encontro entre o guitarrista Custódio Castelo e a cantora Margarida Guerreiro. Inicialmente apenas pensado para cumprir carreira em concertos, o sucesso, quer em Portugal quer no estrangeiro, rapidamente leva os seus mentores à mudança de planos e ao desejo de passar o projecto a disco. É o que agora acontece com este «Live», primeiro de três discos a conhecer edição.
Neste álbum, de pendor intimista, tudo se concebe em torno da Guitarra Portuguesa, resultando numa visão contemporânea um pouco diferente da tradicional abordagem ao fado. Próximo, aqui e ali, da música popular portuguesa, pontuam ainda neste disco outras tonalidades musicais, como por exemplo o jazz ou a música clássica. Em grande parte, tal fica a dever-se aos contributos dos músicos que secundam e mais engrandecem as composições de Custódio Castelo, nomeadamente Carlos Garcia (guitarra clássica) e Carlos Menezes (contrabaixo).
É desta «mistura fina» que resultam fados soberbos, mais corporizados na voluptuosa e sensual voz de Margarida Guerreiro, cujo timbre e postura cruzam heranças e tradições várias, desbravando fronteiras, abrindo novos caminhos, transportando, na sua voz, a herança fadista das gentes das nossas terras a outros e novos patamares. A acompanhar as melodias, a mais-valia da poesia portuguesa/ ou em português, vestida em composições a que emprestam nome poetas maiores como Fernando Pessoa, David Mourão Ferreira, Cecília Meireles, Pedro Homem de Mello, Amália Rodrigues, Jorge Fernando, José Luís Gordo, Mário Rainho, Alberto Janes, entre outros.
A «Live», álbum registado em concerto na Igreja da Misericórdia em Montemor-o-Novo, seguir-se-ão «Inédito», segundo Custódio Castelo, «um trabalho um pouco diferente e mais arrojado, embora no qual a poesia portuguesa continuará a presidir como mote, revisitando poetas como Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Vasco de Lima Couto, Pedro Homem de Mello, Manuel Alegre, entre outros.» Por fim, o terceiro momento do projecto, «Encontros», no qual se poderão ouvir alguns momentos partilhados com outros músicos, com outras sonoridades. Estando ainda no segredo dos deuses, e ainda algo prematuro, o músico e compositor não hesita em considerá-lo um pouco «estranho»."

Orlando Leite



A visitar:
http://www.margaridaguerreiro.org/index.html
http://www.myspace.com/margaridaguerreiro

1 comentário:

Mãe Pata disse...

Suponho que quisesses que ouvisse. Fi-lo e não me arrependo. Que voz fabulosa... Espero não me esquecer para quando for a Fnac comprar o CD.